Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE MAPA DO SITE

VI Encontro de Arte e Cultura da Região Norte

Encontro de Arte e Cultura da Região Norte ocorre pela primeira vez na UFPA

Com o tema “Diversidade Cultural; Arte e Sociedade; e Arte e Culturas Populares”, será realizado no período de 05 a 07 de dezembro, o VI Encontro de Arte e Cultura da Região Norte – UFPA 2018. O evento irá ocorrer no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na Universidade Federal do Pará (UFPA), e contará com mesas-redondas, espetáculos e apresentações culturais. O encontro é gratuito e aberto ao público.

O evento objetiva contribuir para o crescente intercâmbio cultural, uma vez que a cada ano ocorre em diferentes estados da região Norte. Segundo Miguel de Santa Brígida, diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), da Pró-reitoria de Extensão (Proex), essa reunião de representantes de diferentes estados fortalece a interação das ações extensionistas acerca da diversidade cultural. “Promover um debate por meio das temáticas que serão abordadas no Encontro é um meio de entender a cultura em sua diversidade, além de refletir sobre a relação da arte com a sociedade”.

Esta é a primeira vez que a UFPA recebe uma edição do Encontro. O evento está na sexta edição e ocorreu pela primeira vez em Roraima (UFRR), em 2003, e depois no Acre (UFAC), Rondônia (UNIR), Santarém (UFOPA) e Tocantins (UFT) nos anos seguintes.

A segunda mesa-redonda, que ocorre no dia 06, irá debater o tema “Arte e Sociedade” e será apresentada pelos professores João de Jesus Paes Loureiro (UFPA) e Nelson José de Souza Júnior, Pró-reitor de Extensão da UFPA. As atrações culturais do dia serão o Grupo Coreográfico da UFPA, com o espetáculo “Enraizando”, e a Banda Caruana (UEPA/NNAC).

No último dia de evento, a terceira e última mesa tematiza “Arte e Culturas populares” com os professores Edgar Monteiro Chagas Jr (UNAMA) e Ana Flávia Mendes (UFPA). Mediada pelo diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), Miguel Santa Brígida, a mesa contará com apresentação do espetáculo “Maria, Marias” da ETDUFPA e participações da Banda Paricarana (UFRR) e do Studio Corpo em Movimento (UFRA).

29 de Novembro de 2018